29 de agosto de 2013

MARACUJÁ


                                          
Olá pessoal!

O maracujá sempre teve a fama de calmante, com o tempo descobriu-se que ele tem o poder de baixar as taxas de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas aos poucos, a farinha feita com a casca do maracujá também se revelou um excelente bloqueador de gordura. Ou seja, impede que o organismo absorva parte desse nutriente presente nos alimentos. Consequentemente, faz a pessoa perder peso. A substância responsável pelo poder emagrecedor é a pectina, encontrada em grandes quantidades na parte branca da casca da fruta. No estômago, a pectina se transforma numa espécie de gel não digerível, provocando a sensação de saciedade. Com isso, você se sente bem alimentado com uma porção menor de comida. A pectina também reduz a velocidade com que o açúcar entra no sangue – quanto mais lento esse processo, mais a fome demora a aparecer. Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos.

Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas que acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e desequilibram o metabolismo – dificultando o emagrecimento. Mas para esse efeito é importante ingerir muita água, pelo menos 2 litros.

O consumo da farinha tem de ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la no cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada, na sopa. O ideal é consumir uma colher de sopa (10 gramas) antes das três principais refeições. Mas não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar.

A farinha de maracujá também é rica em várias vitaminas e minerais: Niacina (vitamina B3) – atua na produção de hormônios, melhora a ansiedade, ajuda no crescimento das crianças e protege as paredes do estômago. Ferro – previne a anemia e aumenta o pique. Cálcio – favorece a contração muscular, fortalece ossos e dentes. Fósforo – também deixa os ossos fortes, além de melhorar a memória, a oxigenação das células e a circulação.

Existem várias opões de farinha de casca de maracujá feitas por laboratórios farmacêuticos, á venda em farmácias e lojas de produtos naturais. Não compre o produto em saquinhos sem identificação, barracas de rua ou feiras livres. Se preferir, pode preparar a farinha em casa. Use de preferência o maracujá orgânico – sem agrotóxico.

FARINHA DE MARACUJÁ


  • Lave e mergulhe seis maracujás por 20 minutos numa mistura de água com bicarbonato de sódio (1 colher de sopa por litro) ou vinagre. Volte a passá-los em água corrente.
  • Corte-os ao meio, retire a polpa e em uma assadeira asse em forno médio por cerca de 30 minutos ou até que fiquem sequinhas. Espere esfriar.
  • Bata no liquidificador (ou passe no processador) até obter uma farinha.
  • Passe pela peneira e guarde num recipiente limpo e tampado.
Um abraço e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário