22 de agosto de 2013

FRUTAS SECAS E OLEAGINOSAS

                                             

Olá pessoal!
Hoje a dica é para aqueles momentos que bate aquela fome, e que queremos comer algo mas não sabemos o quê. As frutas secas e as oleaginosas são excelentes opções para pequenos lanches nos intervalos das refeições. Só não vale exagerar na quantidade. Vou falar um pouco sobre cada uma delas:

CASTANHA DE CAJU
Excelente para  manter o metabolismo em ordem e deixar você mais resistente ao stress. Rica em vitaminas do complexo B. Crua, ainda é uma excelente fonte de minerais e gordura antioxidantes.
10g = 2 unidades

AMÊNDOA
Campeã em vitamina E, protege o organismo dos efeitos nocivos da poluição e de outras toxinas, o que, entre outros benefícios, combate as rugas. Por causa do zinco e do ômega-3 também reforça a imunidade.
10g = 5 unidades

CASTANHA DO BRASIL
Tem fama de alimento rejuvenescedor. Contém um teor altíssimo de selênio – duas castanhas suprem a necessidade diária do mineral, que é capaz de proteger as células dos radicais livres, além de ajudar a firmar a pele.
10g = 3 unidades

AVELÃ
Rica em gorduras do tipo ômega, especialmente 3 e 9, combate a inflamação das células causada por alimentos como açúcar e gorduras ruins. Ajuda a melhorar a celulite.
10g = 3 unidades

NOZES
Também tem o poder de esticar a juventude. Isso porque contém bastante magnésio, mineral que melhora a troca de substâncias essenciais entre as células. São ainda ricas em ômega-6, outra gordura boa.
10g = 3 unidades

AMENDOIM
A fama de afrodisíaco tem a ver com a arginina, em boa quantidade no amendoim. Também carrega boas doses de vitaminas e gorduras boas.
10g = 10 unidades

SEMENTE DE ABÓBORA
Esta semente também combate a celulite por causa da sua porção de ômegas 3 e 6 – gorduras com ação antiinflamatória. Contém doses generosas de selênio e zinco, e por isso, também favorece as defesas do organismo e a memória. Evite aquecê-la – temperaturas altas destroem parte dos seus nutrientes.
10g = 1 col. sopa

SEMENTE DE GERGELIM
É rica em zinco e vitamina E, ótimos para a imunidade. O destaque, porém, é o cálcio. Além de ser encontrado em boa quantidade na semente, tem ótima biodisponibilidade, ou seja, é facilmente absorvido pelo organismo. O gergelim ainda tem vitaminas do complexo B, que ajudam o sistema nervoso a combater o stress e ômega – 6, gordura boa para a circulação.
10g = 1 col. sopa

SEMENTE DE GIRASSOL
Se o objetivo é livrar seu organismo de toxinas, vá de girassol – semente repleta de pectina, uma fibra solúvel. Rica em vitamina E, ômega-6 e gorduras monoinsaturadas, ainda ajuda a manter a elasticidade da pele e reduz o ricos de doenças cardíacas. Tem zinco e selênio, minerais que aumentam a imunidade.
10g = 1 col. sopa

SEMENTE DE LINHAÇA
Esta semente ganha das outras na dose de fibras, que auxiliam no processo digestivo, e em ômega-3, gordura com ação antiinflamatória, afastando o risco de uma série de doenças e prevenindo rugas. É a lignana, porém que faz da linhaça um alimento querido das mulheres. Esse fito-hormônio ameniza os sintomas da TPM e da menopausa, além de prevenir o câncer de mama e de ovário.
10g: 2 col. sopa

UVA PASSA
Esta fruta contém polifenóis, antioxidantes que varrem os radicais livres do organismo, além de proteger os vasos sanguíneos e auxiliar no tratamento da celulite.
10g = 2 col. sopa

AMEIXA-PRETA
O efeito laxante da ameixa está relacionado as fibras solúveis, que também prolongam a sensação de saciedade – com isso, você evita excessos á mesa. Ainda estimula a vasodilatação, o que é bom para a saúde das artérias e do coração.
10g = 5 unidades

DAMASCO
Também com alto teor de fibras, o damasco facilita a eliminação das toxinas. É ainda rico em betacaroteno, essencial para a formação da vitamina A, que tem uma ação antioxidante importante. E, por causa do ferro, aumenta a resistência.
10g = 3 unidades

MAÇÃ  SECA 
Aumentar a imunidade é um dos benefícios da maçã, uma fruta rica em antioxidante quercetina. Suas fibras também aumentam a sensação de saciedade e estimulam o bom funcionamento do intestino.
10g = 2 unidades

BANANA PASSA 
Ela controla a saciedade e a vontade de comer doce graças ás doses de triptofano, um aminoácido precursor do neutrotransmissor serotonina. Mais: tem vitamina B6, importante para o sistema nervoso, e potássio, essencial para a contração muscular.
10g = 2 unidades

Vamos fazer um lanchinho?


Um abraço e até o próximo post.


4 comentários:

  1. O duro Rô... é que sempre tenho vontade de comer grandes quantidades.... estou me controlando....

    ResponderExcluir
  2. Legal, Rosa!
    E considerando essas porções, normal fazer um kit com, por ex. Castanha Pará, de Caju, uva passa, Nozes. ?
    Tem alguma combinação melhor para absorver os nutrientes da melhor forma possível??
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gute! O ideal é fazer um punhado que caiba em nossa mão mais ou menos, variando as frutas tanto secas como oleaginosas. Você pode colocar um tipo a cada dia, por exemplo: castanha do brasil, semente de girassol e damasco; em outro dia nozes, uvas passas e semente de abóbora e por aí vai.
      Um beijo!

      Excluir