20 de maio de 2015

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE DOS CABELOS

Olá Pessoal!


Resultado de imagem para figuras alimentação e cabelosResultado de imagem para figuras xResultado de imagem para figuras alimentação


Ter um cabelo bonito e saudável é desejo de 10 entre 10 pessoas!! Hoje em dia a queda de cabelo é muito comum tanto para homens quanto para mulheres. Para ter o cabelo dos nossos sonhos é muito importante cuidar do que comemos. A nossa alimentação influencia diretamente a saúde dos nossos cabelos! Por isso escolhi esse tema para conversar um pouco hoje aqui no blog.

Assim como qualquer parte do corpo as células que formam o cabelo e o tornam saudável dependem de uma dieta balanceada. Cabelos fracos podem ser indicadores de alguma deficiência nutricional, já que os nutrientes obtidos através da alimentação fortalecem os fios e o couro cabeludo. 

O cabelo é o primeiro sinal de saúde das pessoas.  Se o cabelo começa a ficar fraco, sem brilho ou até mesmo com queda já é sinal de deficiência de nutrientes. O cabelo é o primeiro que mostra que algo está errado. Por exemplo um cabelo sem brilho pode indicar deficiência de gorduras boas e/ou baixa ingestão de água.

Até mesmo os cabelos brancos podem nos dar sinais de saúde. Além do fator genético, os cabelos brancos precoces podem estar relacionados ao estresse, pois nesse caso há uma demanda maior de nutrientes, havendo deficiências de micronutrientes, o que acelera o processo de envelhecimento dos fios e perda de pigmentação. Os radicais livres produzidos em excesso em momentos de estresse atuam nos melanócitos, os quais deixam de produzir o pigmento que dá a cor aos cabelos, com isso o cabelo vai ficando branco de forma mais rápida.

Diante disso, os antioxidantes são extremamente importantes, entre eles estão os carotenóides e flavonóides (encontrados em frutas e legumes alaranjados e frutas vermelhas respectivamente). Eles evitam que haja estresse oxidativo e morte do bulbo capilar, que além de causar queda pode deixar os fios grisalhos. 

A queda de cabelo pode ter várias causas: genética, distúrbios hormonais, distúrbios da tireoide, ciclo menstrual, pós cirurgias, infecções graves, desequilíbrios nutricionais, dietas mal conduzidas. Muitas pessoas sofrem diariamente com a queda de cabelo, e de forma excessiva pode indicar realmente um problema de saúde. 

O cabelo é uma estrutura formada 80% por proteína, portanto o principal componente alimentar quando pensamos em cabelo é a PROTEÍNA! Se a pessoa tem uma dieta hipoproteica, a queda de cabelo será inevitável. A proteína animal vem das carnes em geral, ovos, leites e derivados. A proteína vegetal pode ser encontrada nas leguminosas, grãos e sementes. 

As proteínas de boa qualidade devem estar em quantidades suficientes, pois os aminoácidos apresentam função estrutural, de manutenção e reparo de tecidos. 

O ovo é uma excelente fonte de proteína, concentrada principalmente na clara. Mas nada de jogar a gema fora, ela contém uma vitamina do complexo B, a Biotina, que é considerada a vitamina da beleza! Não consuma o ovo cru, pois a avidina (glicoproteína) contida nele inibe a ação da Biotina, para evitar que isso aconteça basta aquecê-lo. Podemos encontrar a biotina também nos grãos germinados, muito na moda ultimamente. A biotina melhora o crescimento do cabelo e estimula as células da matriz capilar. 

O feijão é rico em metionina, aminoácido fundamental para o cabelo. 

A quinoa é um alimento riquíssimo em proteína vegetal com características próximas a proteína animal, que é a mais completa. Por isso ela pode ser utilizada como fonte proteica em uma dieta vegetariana, por exemplo. 

O ferro encontrado nas carnes (principalmente vermelha), feijões, grãos, verduras verde escuras, melado de cana, é o segundo nutriente fundamental para a saúde dos cabelos. Lembrando que para melhor absorção dele é sempre interessante associar com um alimento fonte de vitamina C. Temperar a saladas de folhas verdes com limão, por exemplo, é uma excelente tática. O excesso de farinha branca prejudica a absorção de ferro. Assim como o cálcio também reduz sua absorção, por isso é bom evitar consumir alimentos lácteos juntamente com os alimentos ricos em ferro. O ferro é componente da hemoglobina, a qual é a nossa transportadora de oxigênio para as células e tecidos. Se há baixa produção de hemoglobina por deficiência de ferro, há baixa oxigenação de tecidos e portanto desvitalização dos cabelos. São importantes também nesse processo as vitaminas do complexo B (Principalmente B12 e B6) e o ácido fólico. Geralmente pessoas com anemia apresentam queda de cabelo. 

A vitamina A é importante para controlar a oleosidade do cabelo e para o crescimento celular. O betacaroteno encontrado nas frutas e legumes amarelados e  alaranjados é precursor da vitamina A no nosso corpo, além de ser antioxidante. Consumir cenoura, manga, damasco, mamão, abóbora é um brinde aos cabelos. 

As vitaminas do complexo B (carnes, cereais integrais, legumes, grãos, oleaginosas) ajudam na síntese de todos os tecidos do corpo, assim também são necessárias para o crescimento capilar. 

O zinco encontrado nos cereais integrais, soja, ostras, frutos do mar, na aveia, oleaginosas, ovos,  é um mineral que frequentemente fica deficiente em momentos de estresse, pois como é um antioxidante, é desviado para combater os radicais livres. E ele também é importantíssimo para controle da oleosidade e crescimento dos fios, pois favorece a multiplicação celular. 

As gorduras boas como ômega 3,6 e 9 (sempre em equilíbrio entre elas) são importantes para a hidratação dos cabelos. Podemos encontrar essas gorduras na linhaça, no abacate, nas oleaginosas. O ômega 3 pode ser obtido principalmente nos peixes (sardinha, salmão, atum... mas cuidado, peixe de cativeiro não tem tanto ômega 3 quanto pensávamos!!) Temos que pensar que as nossas células são revestidas por uma membrana lipídica, por isso as gorduras boas são tão importantes. O ômega 3 é essencial para o crescimento do cabelo, para a saúde das membranas das células, para manter o cabelo hidratado. Já as gorduras "ruins" como as saturadas, se em excesso na alimentação, podem deixar o cabelo mais oleoso.  

O silício, presente no alface, morango, alcachofra, pepino, nabo, cebola, alho, aveia,  também é parte importante na saúde dos fios; pois ele coordena o crescimento da queratina. 

O selênio dá elasticidade ao cabelo, além de ser antioxidante. As oleaginosas, principalmente as castanhas fornecem a quantidade ideal de selênio já em pequenas porções. 

O controle da inflamação também deve ser considerado, já que a mesma pode aumentar a queda de cabelo e demanda de nutrientes. Condimentos como gengibre, cúrcuma, pimenta são excelentes anti-inflamatórios. 

Na gestação e amamentação a demanda de nutrientes é muito maior, se a mãe está deficiente o cabelo é o primeiro a dar sinal dessa deficiência. Tem que ficar atenta a alimentação e consultar sempre um nutricionista para suprir essa necessidade aumentada. Claro que no caso da queda de cabelo, as condições hormonais devem ser consideradas.

Atenção! Cuidar da saúde intestinal é FUNDAMENTAL! Não adianta consumir todos esses alimentos se o intestino não consegue absorver os nutrientes. Uma microbiota saudável é parte do tratamento para cabelos. Prebióticos e probióticos podem auxiliar e muito!

Resultado de imagem para figuras cabelosA alimentação tem sim influencia direta sobre a saúde dos nossos cabelos, como falei no início, mas o que fará a grande diferença não é um único alimento e sim uma boa nutrição com equilíbrio. O consumo frequente desses alimentos é que trará o benefício. 

Um abraço e até o próximo post!

Fonte: cursos, congressos, anotações de aulas assistidas por mim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário