29 de outubro de 2014

ALIMENTAÇÃO INFANTIL PARTE 5 - FASE PRÉ-ESCOLAR

Olá Pessoal!


Vamos continuar o mês das crianças falando sobre a fase pré-escolar, a qual encontra-se meu filho também!! 

A infância é uma fase de grande importância para estabelecer hábitos alimentares saudáveis e a prática regular de exercícios físicos, que ajudam a desenvolver habilidades, autoconfiança e auto-estima. Muitas crianças não consomem quantidades apropriadas de frutas e vegetais e ainda ingerem muito açúcar, gorduras, colesterol e sódio, o que pode aumentar a incidência da obesidade e o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, hipertensão, alguns tipos de câncer e osteoporose na vida adulta. A boa alimentação previne a desnutrição e a deficiência no crescimento, assim como outros problemas dessa fase, como anemia ferropriva e cárie dentária.

As crianças que não têm acesso a uma dieta balanceada podem apresentar certa limitação intelectual ou até mesmo déficit de atenção, pois a capacidade de aprendizado é influenciada diretamente pela nutrição.

 A alimentação balanceada e um estilo de vida ativo devem ter início ainda na infância e se manterem durante toda a vida, para que se possam garantir bons resultados na vida adulta.

O período pré-escolar compreende crianças de 2 a 6 anos. Nesta fase inicia-se o vínculo entre as crianças e os alimentos, sendo ele o responsável pelo início dos hábitos alimentares. O pré-escolar é considerado formador e opinião, pois transmite aos pais e familiares seus novos conhecimentos, solicitando sempre uma atitude por parte destes. Também é um momento decisivo em termos de formação de hábitos alimentares que tendem a se solidificar na vida adulta. Por isso é importante estimular o consumo de uma alimentação variada e equilibrada o mais precocemente possível. 

É o momento de estimular a criança a se alimentar sozinha, fazendo suas refeições em local adequado e sempre que possível junto com os demais familiares. Incentivá-la a ingerir alimentos variados, evitando a monotonia da dieta e permitindo que a criança identifique o sabor, a cor e a textura de cada um. É comum a aceitação de certos alimentos após a rejeição nas primeiras tentativas. É um processo natural da criança em conhecer novos sabores e texturas. 

A quantidade de alimentos consumidos em uma refeição por crianças de um a seis anos é pequena devido à limitada capacidade de armazenamento do estômago. Por isso, é importante a administração de várias pequenas refeições ao dia, incluindo lanches intermediários.

Durante o primeiro ano de vida, os ganhos médios de peso e altura são três vezes maiores do que no segundo ou terceiro anos. O apetite da criança diminui após o primeiro ano por causa da redução da energia necessária relativa ao peso, ou seja, ele cresce mais lentamente e ganha menos peso. Apesar da redução na taxa de crescimento, aumenta a necessidade de proteínas, vitaminas e minerais.

Nessa fase, a imaginação, a curiosidade e o desejo de explorar novidades são maiores. As preferências e aversões alimentares tornam-se marcantes e o alimento começa a adquirir um significado social. Por isso, os pais ou responsáveis não têm somente a obrigação de oferecer alimentos adequados para suprir as necessidades, mas também devem estabelecer uma atmosfera agradável em torno da alimentação, para que a criança desenvolva uma atitude positiva, com hábitos alimentares saudáveis.

Geralmente as temperaturas extremas não são aceitas pelas crianças, preferindo-se temperatura morna. A apresentação do alimento é extremamente importante para a sua aceitação.

O local físico da refeição é tão importante quanto à atmosfera emocional, devendo ser agradáveis para a criança. Mesas e cadeiras do tamanho infantil são ideais. Se a criança come numa mesa comum, o ideal é que se utilize um "cadeirão" que a posicione confortavelmente. Quanto aos utensílios, as tigelas, pratos e copos devem ser inquebráveis e pesados o suficiente para resistir às quedas.

Crianças pequenas geralmente não comem bem se estão cansadas e suas necessidades devem ser consideradas quando as refeições e os momentos de lazer são planejados. Assim, uma atividade calma ou repouso após a refeição leva a uma refeição relaxada, prazerosa. Porém, para estimular um bom apetite, as crianças precisam de atividades motoras e tempo ao ar livre.

É geralmente nesta idade pré-escolar que começam a aparecer os principais problemas alimentares das crianças.  Para se evitar o surgimento do principal problema que ocorre nesta fase, a inapetência comportamental, algumas regras devem ser seguidas:

-          Respeitar as preferências individuais (se houver recusa, substituir por outro alimento do mesmo grupo);

-         Respeitar as recusas a determinados alimentos, mas não desistir de oferecer o alimento, em alguma próxima ocasião;

-          Se a criança recusar a refeição, oferecer a mesma refeição mais tarde, mas não substituí-la;

-      Não oferecer a comida diante da televisão, para que a criança se concentre na refeição;

-        Não enganar a criança dizendo que um alimento tem o mesmo sabor que outro que ela goste (como por exemplo, espinafre tem gosto de chocolate);

-       Não supervalorizar os alimentos e não fazer chantagens diante das recusas, recompensando a criança caso ela coma uma verdura, por exemplo;

-        Oferecer as refeições com intervalos de 2 a 3 horas, mas sempre os respeitando, com um fracionamento máximo de 6 refeições por dia;

-          Intercalar frutas e doces como sobremesa, sendo o mínimo possível de doces;

-         Restringir líquidos durante as refeições;

-        Colocar limites, mas não impor regras muito rigorosas, pois isto pode impedir que a criança desenvolva seu autocontrole fisiológico.

Abaixo segue um esquema dos grupos alimentares e quantidades diárias a serem consumidas por crianças de um a seis anos:

 PÃES, CEREAIS, GRÃOS, MASSAS E TUBÉRCULOS (de preferência sempre integrais): 6 porções.

     FRUTAS E VEGETAIS (sempre que possível orgânicos): 3 porções ou mais

·    LEITE E DERIVADOS: 3 porções

·    CARNES (BRANCA OU VERMELHA), OVOS: 2 porções

·    GORDURAS BOAS E ÓLEOS VEGETAIS: 3 porções.

TAMANHO DAS PORÇÕES – 1 A 3 ANOS

GRUPO
ALIMENTO
QUANTIDADE
Grãos e cereais
Pães integrais
Biscoitos integrais
Cereais matinais integrais
Cereais cozidos e massas
Grãos
½ fatia
2 a 3 unidades
½ xícara de chá
¼ a 1/3 de xícara de chá
1 a 3 col. sopa
Frutas
Picadas
Suco
Inteiros
½ xícara de chá
50 a 60 ml
¼ a ½ unidade
Vegetais
Picados ou cozidos
¼ de xícara de chá
Leite e derivados
Leite, iogurte
Queijos brancos
80 ml
1 fatia pequena
Carnes ou ovos
Carnes

Ovos
1 a 2 colheres de sopa ou 30 a 60 gramas
1 unidade
Gorduras ou óleos

1  col. sopa
  
TAMANHO DAS PORÇÕES – 4 A 6 ANOS

GRUPO
ALIMENTO
QUANTIDADE
Grãos e cereais
Pães integrais
Biscoitos integrais
Cereais matinais integrais
Cereais cozidos e massas
Grãos
1 fatia
3 a 4 unidades
1/2 xícara de chá
1/2 de xícara de chá
2 a 4 col. sopa
Frutas
Picadas
Suco
Inteiros
½ xícara de chá
80 ml a 100ml
1/3 a ½ unidade
Vegetais
Picados ou cozidos
1/2 de xícara de chá
Leite e derivados
Leite, iogurte
Queijos brancos
120 ml
1 fatia média
Carnes ou ovos
Carnes

Ovos
4 a 5 colheres de sopa ou 60 a 90 gramas
1 unidade
Gorduras ou óleos

1  col. sopa



As guloseimas não estão proibidas, mas elas devem aparecer somente em ocasiões especiais, como festas, passeios, etc. Evite oferecê-las no dia a dia. Os alimentos industrializados devem ser evitados o máximo possível, mantendo uma alimentação mais natural, sem corantes e conservantes.

Quem me conhece e/ou me acompanha nas redes sociais sabe que meu filho não é o exemplo de criança "filho de nutricionista", assim como vocês, tenho grandes dificuldades em fazê-lo comer tudo aquilo que ele precisa. Mas sempre me dedico a incentivar e oferecer várias vezes os alimentos saudáveis e necessários para sua saúde. Criatividade e paciência são fundamentais. Mas o mais importante: O EXEMPLO É TUDO!! Não adianta querer que o filho coma verduras, legumes e frutas se os pais não comem! A alimentação equilibrada e saudável deve fazer parte da vida da FAMÍLIA!

No próximo post vou colocar algumas sugestões de lanchinhos e algumas receitas para a criançada desta fase. Não percam!

Um abraço e até a próxima!

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