27 de agosto de 2014

MANTEIGA GHEE

Olá Pessoal!



Experimentei um alimento essa semana que gostei tanto, que resolvi compartilhar com vocês. Vocês já ouviram falar na manteiga Ghee?

Ela é também conhecida como manteiga clarificada. Já é bem antiga, mas eu particularmente nunca tinha provado. 

É uma fonte tradicional de lipídios na alimentação indiana. Muito utilizada em diversas culturas, inclusive na Ayurveda. Segundo a Ayurveda é um alimento rejuvenecedor e regenerador. Um tonificante que aumenta a força e expectativa de vida. Muito utilizado para inflamações e úlceras.

A manteiga clarificada quando preparada de forma correta é totalmente isenta de lactose. A água é evaporada e as toxinas da gordura do leite são removidas. Apresenta as seguintes qualidades: não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas. Rica vitamina A e vitamina E, que são antioxidantes, estimula a absorção de vitamina K e de magnésio. Contém ácidos graxos de cadeia curta, os quais são as principais fontes de energia para os colonócitos (células específicas do nosso intestino). Têm ações anti-cancerígenas, anti-diabética, antimicrobiana, além de dar muita saciedade. 

O produto pode ser utilizado para elaborar qualquer prato  do dia a dia, principalmente na preparação de verduras e legumes devido a sua grande resistência ao calor. Eu particularmente adoro no pão integral!!

É importante lembrar que ela apesar de mais saudável não deixa de ser uma gordura, portanto o consumo deve ser moderado. Como ela é muito saborosa, uma pequena quantidade já é suficiente!

Existem vários produtos prontos, mas você pode fazer em casa, é muito fácil! Veja o preparo:

Coloque a quantidade que você deseja de manteiga (250 a 500g) em uma panela de preferência de inox ou de vidro (não utilize panela de alumínio- para evitar a passagem desse metal para o alimento!!). Leve ao fogo baixo em banho maria até que ela derreta. Deixe ferver bem devagarinho (sem fritar). Com uma colher ou escumadeira vá retirando toda a espuma branca que vai aparecendo por cima. Quando não houver mais nenhuma espuma e o líquido estiver totalmente transparente e amarelinho, está pronto! Coe em um coador de papel (esses para café) e coloque em um recipiente de vidro com tampa, mas tampe somente depois de esfriar. Teoricamente ela não precisa de refrigeração, mas eu aconselho colocar na geladeira, para garantir a qualidade. Ela vai ficar bem dura, mas é só tirar uns minutinhos antes de consumir que fica ótima. 

O resultado é um óleo dourado, transparente que não fica rançoso!



Um abraço e até o próximo post!






Nenhum comentário:

Postar um comentário