24 de junho de 2014

ANTIOXIDANTES

Olá pessoal!!


Vou falar hoje sobre algo muito importante para a manutenção de nossa saúde: ANTIOXIDANTES.

O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos nocivos dos radicais livres.

Durante a respiração celular, as reações químicas em nosso organismo desencadeiam a formação de algumas moléculas instáveis (chamadas de espécies reativas de oxigênio - radicais livres), que por apresentarem um número irregular de elétrons, acabam por reagir com outras moléculas de nosso organismo a fim de restaurar o seu equilíbrio. Os radicais livres são formados em todos os sistemas biológicos de maneira normal, mas o seu excesso é bem problemático para o nosso corpo. Os antioxidantes, encontrados em muitos alimentos, neutralizam a ação desses radicais livres.

Essas espécies reativas de oxigênio não são tão vilões em proporções adequadas, pois possuem papel importante no combate as inflamações, eliminação de bactérias e etc. O problema começa quando há redução de antioxidantes e aumento de oxidantes, ou seja, quando ocorre um desequilíbrio do sistema.

Quando há esse desequilíbrio, aumentam os riscos de desenvolver doenças como câncer, aterosclerose, diabetes, hipertensão, fadiga crônica, cansaço... sendo responsável também pela aceleração do envelhecimento. Os radicais livres também são formados como resultado do cigarro, superexposição ao sol, poluição, bebidas alcoólicas e estresse. Todos esses fatores são responsáveis pelo nosso envelhecimento precoce.

As principais e melhores fontes de antioxidantes são as frutas, verduras e legumes. Alguns chás e as oleaginosas também são ótimas fontes desses nossos amigos. 

Como os radicais livres surgem naturalmente por meio da respiração celular, um dos mecanismos que aumenta a produção dos mesmos é a prática de exercícios físicos, principalmente os prolongados e intensos, pois durante os exercícios, a respiração é aumentada, e por não suprir todas as necessidades, outras reações auxiliares são desencadeadas, levando a um aumento da produção de radicais livres. Mas a prática de exercícios físicos regular traz benefícios para a saúde e além disso, pessoas que praticam regularmente sofrem menos a ação dos radicais livres, pois a atividade física aumenta a produção de enzimas protetoras.

Abaixo vamos ver os principais antioxidantes alimentares:


  • Licopeno: alimentos de cor avermelhada, como tomate, pimentão, beterraba, melancia.
  • Selênio: castanhas, frutos do mar, aves, carnes vermelhas, aveia, cereais integrais.
  • Vitamina E: gérmen de trigo, milho, nozes, amendoim, gema de ovo, sementes, óleo de oliva, amêndoas, avelãs, couve, abacate, damasco, carnes magras, laticínios, alface, espinafre, aspargos, cereais integrais.
  • Vitamina C: frutas cítricas, acerola, pimentão, goiaba, kiwi, brócolis, maracujá, laranja.
  • Betacaroteno: cenoura, tomate, abóbora, beterraba, mamão, manga, batata doce.
  • Flavonoides:  frutas, verduras, suco de uva, chá verde, chá branco, gengibre, cacau.
  • Zinco: carnes vermelhas e brancas magras, frutos do mar, ovos, cereais integrais, grãos, gérmen de trigo.
  • Antocianinas: amora, uva, framboesa, morango, repolho roxo, alface roxo e açaí.

Estes são somente alguns exemplos, uma alimentação equilibrada, bem colorida, com certeza garante dose extra de antioxidantes. Uma coisa muito importante: a maioria dos antioxidantes são hidrossolúveis, ou seja, se perdem rápido, portanto é importante consumir uma fonte a cada 3 horas para garantir a presença deles os nosso organismo. 

Um abraço e até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário