22 de abril de 2014

ERVAS E ESPECIARIAS

Olá Pessoal!

Estudando para a minha prova de Fitoterapia que aconteceu na semana passada, li bastante a respeito das ervas e especiarias e achei muito interessante o fato de podermos aproveitar todos os seus benefícios utilizando-as nas preparações, como alimento mesmo!

Separei algumas delas para compartilhar com vocês, além de algumas dicas para melhorar a biodisponibilidade dos fitoquímicos presentes nestas ervas. Fitoquímicos são compostos bioativos, pigmentos responsáveis pela cor dos alimentos. São extremamente antioxidantes!

As ervas e especiarias podem ser acrescentadas nos alimentos de várias formas: inteiras, frescas, secas, como extratos isolados ou óleos essenciais.   

A melhor forma de extrair esses fitoquímicos é através de base lipídica, sim isso mesmo, gorduras... mas lógico que são as gorduras boas, como o azeite extra virgem. Meus pacientes já conhecem uma receitinha que aprendi nas minhas aulas de pós e indico para todo mundo: pegue uma forminha de gelo e coloque várias ervas (alecrim, orégano, tomilho, etc), cubra com azeite extra virgem e leve ao congelador. Ela vira uma "manteiga" aromatizada. Na hora de consumir tire um cubinho e passe no pão, na torrada! É uma delícia e o que sobrar você pode utilizar para cozinhar. 

Outra forma muito boa de extrair esses fitoquímicos é em meio ácido, portanto aquela velha receita do suco de abacaxi com hortelã é ótima. Mas vale também colocar essas ervas no suco de laranja, de acerola, limão...

Vamos conhecer um pouco mais de algumas ervas e especiarias:

ALECRIM (Rosmarinus officinalis)
Muito antioxidante, rico em flavonóides, é estimulante digestivo, bom para falta de apetite, azia, problemas respiratórios, debilidade cardíaca. Por suas propriedades estimulantes e tônicas atua sobre o sistema nervoso, melhorando o cansaço mental e físico. É anti-séptico, diurético, cicatrizante, ajuda na produção e excreção da bile, protege o fígado, é vasodilatador e reduz a produção de gases. O ideal é utilizá-lo no azeite (como ensinei acima) ou colocá-lo no final da preparação. Para melhorar a digestão pode-se fazer um chá e tomá-lo 15 minutos antes ou depois da refeição. 

MANJERICÃO (Ocimun basilicum)
Imunoestimulante, antioxidante. Pode ser refogado no azeite por alguns segundos para melhor extração dos fitoquímicos e também pode ser colocado no final da preparação. 

ORÉGANO (Origanum vulgare)
Potente antioxidante, antimicrobiano e antifúngico (os seus componentes agem sobre a membrana celular das bactérias, impedindo a divisão mitótica, causando desidratação nas mesmas impedindo sua sobrevivência). Pode ser utilizado seco, sendo sua melhor extração no azeite e no molho de tomate (por ser ácido). Não colocar em temperatura muito alta. 

SÁLVIA (Salvia officinalis)
Antioxidante, antibacteriana, antiinflamatória, ótima para reduzir colesterol. Melhor extração é no azeite e no colocá-la no final da preparação.

TOMILHO (Thymus vulgaris)

Possui propriedades antimicrobianas, é anti-séptico e expectorante. É antifúngico, antiinflamatório e bactericida. Também deve ser colocado no final da preparação.

ANIS-ESTRELADO (Illicium verum)

Reduz a formação de gases (para melhores resultados tomar à noite), é antioxidante, expectorante e bactericida. 

CANELA (Cinnamomum zeylanicum)

Tem ação antifúngica (quebra a membrana celular das bactérias). A canela em pau é melhor que a em pó, pois esta última pode conter muitas misturas. Para fazer o chá basta pegar 5g do produto para cada 240ml de água, ferver a água com a canela, abafar 5 minutos e está pronto! Ela também é termogênica!

GENGIBRE (Zingiber officionale)
´
Ótimo para reduzir náuseas e enjoos (inclusive pode ser consumido com moderação pelas gestantes), carminativo (reduz produção de gases), antiinflamatório, antimutagênico, antioxidante. Pode ser consumido em forma de chá, da mesma forma que a canela, mas deve ser cortado em pedaços pequenos ou ralado. Para melhor extração dos seus compostos utilize em um suco de frutas ácidas. Fica muito bom em sopas, sendo colocado no final da preparação. 

CARDAMOMO (Elettaria cardamomum)

Antimicrobiano, antimutagênico, expectorante, diurético, laxante. Pode ajudar a aumentar os níveis de testosterona e estrogênio (hormônios sexuais masculino e feminino). Para o consumo tem que tirar a casca. Tem bom efeito hepático. 

ENDRO (Anethum graveolens)

Antimicrobiano, antimutagênico, expectorante, reduz produção de gases, auxilia na redução de náuseas e enjoos. Muito bom para cistite e infecção urinária.

MANJERONA (Origanum majorona)

Digestiva, antimicrobiana, antifúngica e antioxidante. Muito boa para gastrite, úlcera, gripes, sinusite.

MENTA (Mentha piperita)

Antioxidante, antitumoral, antialergênico, antiviral, antibacteriano, antifúngico, antiinflamatório. Excelente digestivo, mas não tome o chá de hortelã sem comer, pode dar dor de estômago.

SALSA (Petroselium sativum)

Afrodisíaco, anti-helmíntico, antioxidante, anti-reumático, anti-séptico, antiespasmódico, diurético, expectorante, laxante e sedativo. É um ótimo antiparasitário e hepatoprotetor. Para maiores efeitos colocar no final da preparação e em sucos ácidos. Pode congelar a erva fresca higienizada e centrifugada.

CRAVO DA INDIA (Caryophyllus aromaticus)

Afrodisíaco, tem atividade anti-diabética, antioxidante, anti-tumoral, antiúlcera, antimicrobiano. 



Espero que tenham gostado!


Um abraço e até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário