4 de fevereiro de 2014

ORIENTAÇÕES NUTRICIONAIS PARA TPM

Olá Pessoal!




Nos dias de hoje a principal queixa das mulheres (e dos homens também, afinal são afetados diretamente!) é a TPM - Tensão Pré-Menstrual. Cerca de 80% das mulheres apresentam algum tipo de alteração no período pré-menstrual. Os sintomas são vários: alterações de humor, retenção de líquidos, cólicas, vontade de comer doces, dor de cabeça, dores no corpo, cansaço, irritação, etc. Podem vir isolados ou todos juntos!!!

Se você se identifica com alguns dos sintomas citados acima, saiba que eles podem ser aliviados com a alimentação correta.

Os incômodos da TPM se manifestam de sete a dez dias antes da menstruação. As mudanças hormonais provocam retenção de líquidos no corpo, dando a sensação de inchaço. Isso altera o estado emocional e favorece a irritação, mau humor e ansiedade. Essas alterações também causam dores nas mamas, nos músculos do abdômen e afeta o apetite. As mulheres sentem mais vontade de comer doces, principalmente chocolate. A deficiência de magnésio, vitamina B6, vitamina E, ômega 3, ômega 6 e dos nutrientes que formam a serotonina é o principal motivo desses sintomas. Ou seja, a má alimentação é responsável pelo seu desconforto. E os mesmos desequilíbrios desencadeiam a obesidade, pois a carência nutricional facilita o acúmulo de gordura. 

Diante de tudo isso vale a pena investir na alimentação. 

Alimentos que devem ser consumidos 10 a 7 dias antes da menstruação e durante a mesma:

  • Água de coco, chás (menos preto e mate) e sucos naturais. O chá verde, chá de salsa e o chá de cavalinha são excelentes diuréticos. 
  • Alimentos ricos em magnésio: verduras verdes escuras e soja.
  • Oleaginosas (castanhas, nozes) e cereais integrais são ricos em vitamina B6.
  • Azeite extra virgem, abacate, óleo de linhaça ou a semente da linhaça ou chia são ricos em ômegas 3 e 6. Necessários para o equilíbrio hormonal e regulação do sistema nervoso central, além de serem anti-inflamatórios. 
O que devemos evitar neste período:
  • Alimentos industrializados: são pobres em nutrientes e ricos em produtos químicos.
  • Carboidratos refinados: principalmente farinha branca e açúcar.
  • Frituras: são ricas em gorduras saturadas, que atrapalham a digestão e sobrecarregam o fígado, dificultando a metabolização dos hormônios.
  • Cafeína (café, chá preto, chá mate): aumenta a ansiedade e instabilidade emocional.
  • Bebidas alcoólicas: podem provocar dores de cabeça e fadiga.
  • Refrigerantes (inclusive os lights): contém muitos produtos químicos e sódio.

Se a vontade de comer chocolate for inevitável escolha sempre aqueles com mais cacau (acima de 50%). O cacau é antioxidante e esses chocolates tem menos gorduras e açúcares. 

Espero ter contribuído um pouco para amenizar os sintomas das mulheres e ter ajudado também os homens que nos aturam neste período!

Uma abraço e até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário