25 de março de 2015

BENEFÍCIOS DO CACAU

Olá pessoal!
Resultado de imagem para chocolate


Resultado de imagem para cacau
A páscoa está chegando e eu não poderia deixar passar em branco. No ano passado fiz um post com algumas dicas de como passar por essa época do ano tão gostosa sem perder a linha. Vale a pena ler de novo!! Este ano resolvi falar um pouco sobre os benefícios do principal ingrediente que faz parte dos ovos de páscoa: O CACAU (Theobroma cacao L.)! 


O problema do chocolate (seja na Páscoa ou não) não é o cacau, e sim o que vem agregado, como as gorduras e o açúcar. Mas dá sim para aproveitar essa delícia e ainda ter os benefícios de um alimento tão maravilhoso como o cacau. O mais importante de tudo é ter moderação. Não vale comer um ovo inteiro de uma vez só!!

O cacau é fruto do cacaueiro, do qual se extraem as sementes, que após sofrerem fermentação, transformam-se em amêndoas, das quais são produzidos o cacau em pó e a manteiga de cacau. Posteriormente, com processamento dessa matéria prima obtém-se o chocolate.

O chocolate é feito a partir da mistura dos derivados do cacau, com outros ingredientes. Ele deve conter no mínimo 25% de sólidos totais de cacau, com exceção do chocolate branco, que contém no mínimo 20%. Por isso as opções que temos hoje em dia de chocolates acima de 50% são melhores para a nossa saúde, pois terão mais cacau e menos ingredientes adicionais.

O cacau é riquíssimo em um grupo de antioxidantes conhecido como flavonóides, que pertencem a uma classe de fitoquímicos chamados de polifenois. Nele são encontrados também  proteínas, carboidratos, gorduras (ácidos graxos saturados - ácido palmítico e esteárico, ácido oléico monoinsaturado), minerais (magnésio, cobre, potássio, ferro, cálcio, manganês), fibras, vitaminas do complexo B (Niacina e Tiamina), teobromina e cafeína. 

As procianidinas encontradas no cacau possuem efeitos benéficos a saúde, entre eles a elevação da atividade antioxidante, redução das concentrações de LDL (colesterol ruim), modulação da atividade das plaquetas , ou seja, elas são importantes para manutenção da saúde cardiovascular. Ajudam também nosso sistema imunológico! Além delas são encontradas as catequinas. Ambas possuem importante papel na inibição de processos inflamatórios e vasculares.

Os flavonóides podem aumentar a síntese de óxido nítrico pelos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo sanguíneo em áreas importantes como cérebro, o que sugere um potencial tratamento de perdas vasculares associadas à idade, incluindo AVC e demência.

Comparando a quantidade de flavonóides encontrada nos três tipos principais de chocolates, o amargo apresenta maiores concentrações do que o ao leite, já o branco não apresenta quase nada, portanto não é a melhor opção a se escolher. 

O cacau também é conhecido pelo seu conteúdo de fitoquímicos, como a metilxantina e a teobromina, as quais tem efeito estimulante semelhante ao da cafeína. Alguns estudos sugerem que o cacau estimula a produção de serotonina - a qual melhora o humor, ajuda a combater a depressão e a ansiedade, assim como aumenta a sensação de prazer e bem estar.

O cacau é estimulante do sistema nervoso central e do músculo cardíaco. É também diurético e broncodilatador. Nesse caso ele é utilizado na forma de fitoterápico (em pó).

Importante salientar que sempre o chocolate com mais cacau será melhor. A quantidade boa para se ter os benefícios é de 30g ao dia no máximo!

Resultado de imagem para pascoaUm abraço, uma ótima Páscoa para nós e até a próxima!


(Fonte: Dolinsky, 2009; Panizza, 2012, Pascoal, 2008)



Nenhum comentário:

Postar um comentário