9 de janeiro de 2015

DIETA DETOX

Olá Pessoal!!

FELIZ 2015!!! Mais um ano se inicia e com ele aproveitamos para começar uma nova fase em nossas vidas. Esse ano gostaria de propor a todos que me acompanham que colocassem em suas metas cuidar mais da saúde. Mas cuidar de verdade!! Não somente ir a médicos, fazer checkup e só... vamos começar a olhar com carinho para aquilo que dá origem a tudo, tanto à saúde como à doença: ALIMENTAÇÃO! Tudo que colocamos para dentro do nosso corpo fará diferença para o bem ou para o mal, portanto sugiro que em 2015 e para o resto de nossas vidas escolhemos o BEM! 

E para começar tenho uma pergunta a fazer: você sabe o que é realmente a dieta detox? Nessa época do ano após as festas onde sempre exageramos, está super na moda, mas ela não pode ser banalizada ou simplesmente uma dieta de momento. A nossa alimentação tem que ser diariamente destoxificante! E hoje estou aqui para esclarecer como podemos fazer isso no nosso dia a dia e ganhar mais SAÚDE!

Quando falamos em dieta de destoxificação estamos falando principalmente do fígado, o qual é responsável por metabolizar e eliminar todas as toxinas do nosso organismo, mas ela ocorre em praticamente todos os órgãos. Essa toxinas estão presentes em diversas coisas: nos produtos industrializados (conservantes, corantes, aromatizantes), nos agrotóxicos, no ar (poluição), na água, nos cosméticos, nas panelas e recipientes plásticos. Em sua maioria elas são lipossólúveis, ou seja, tem uma configuração de gordura. 

O processo de destoxificação é a redução das propriedades tóxicas de uma substância por meio de alterações químicas induzidas no corpo, produzindo um composto menos agressivo e mais facilmente eliminado. O objetivo desse processo é transformar essas substâncias lipossolúveis em hidrossolúveis, para que elas possam ser eliminadas através da urina e fezes. É como se entrasse uma molécula de gordura e saísse uma molécula de água. 

O corpo busca em todos os momentos o equilíbrio e isso ocorre o tempo todo, seja qual for a via metabólica. Por isso a dieta "detox" tem que ser diária, com alimentos que ajudam o organismo a buscar esse equilíbrio. 

Como já dito antes, essas toxinas são lipossolúveis e por isso são armazenadas principalmente no tecido adiposo. Portanto quanto maior o percentual de gordura corporal, maior a probabilidade de armazenar essas toxinas. Além disso, elas prejudicam o emagrecimento. 

O processo de destoxificação ocorre em duas fases, e em cada uma delas são necessários determinados nutrientes para que ela aconteça de forma correta. Por exemplo, para a fase I, na qual ocorre a biotransformação (modificação da molécula) através de enzimas que preparam essa molécula para a próxima fase, são necessários o ferro, a colina, vitaminas B2, B3. Se esses nutrientes não estiverem disponíveis a enzima P450 (por exemplo) não é formada e a destoxificação não ocorre. Já a fase II é o momento de conjugação e bioinativação para posterior eliminação. Aqui são necessários outros nutrientes como: serina, colina, B5, B6. B9, magnésio, metionina, taurina, glicina, glutamina. Em indivíduos saudáveis as duas fases ocorrem de maneira equilibrada. 

Temos que tomar muito cuidado com a dieta detox da moda, pois primeiramente ela não pode ser feita por qualquer pessoa, e se não for feita adequadamente pode até trazer sérios problemas. Caso falte algum nutriente podemos mobilizar as toxinas do tecido adiposo, mas não conseguimos eliminá-las, gerando uma intoxicação ainda maior. A suplementação adequada é fundamental nesse processo e só um Nutricionista poderá definir a mesma de acordo com a individualidade bioquímica de cada um. Portanto, a dieta detox da blogueira NÃO dever ser feita por todo mundo!

Muitos fatores que podem influenciar na destoxificação: alimentação, estilo de vida, influência da atividade física (na expressão de enzimas, mobilização de líquido extracelular e sudorese), meio ambiente (carga tóxica total), doenças, medicamentos, idade, sexo, genética.

Vamos ver alguns passos práticos necessários para a destoxificação:

1) Eliminar anti-nutrientes, alimentos que contribuem para a carga tóxica: gordura trans, alimentos processados, farinha branca, açúcar, sal, cafeína, carnes assadas em carvão (churrasco), bebida alcóolicas, adoçantes. Evitar os produtos industrializados - conservantes, corantes, aromatizantes. Se o fígado tem que trabalhar bem, não podemos colocar mais toxinas! Investir em uma alimentação muito mais próxima da natureza, porque é nela que encontramos os nutrientes que precisamos para nutrir nossas células e eles não estão nos produtos industrializados. 

2) Identificar e eliminar alérgenos: cada pessoa tem uma intolerância/ alergia específica que deve ser identificada. Minimizar o uso de medicamentos desnecessários. Checar a qualidade da água. Checar a procedência dos alimentos, principalmente as proteína animais, pois geralmente são acompanhadas de gordura, e assim como nós, os animais também armazenam toxinas no tecido adiposo. 

3) É importante corrigir as disfunções digestivas. Se a digestão não é boa a absorção também não será. Se o intestino não funciona direito, não há como eliminar as toxinas. 

4) Aumentar a circulação sanguínea e linfática é fundamental! Através da atividade física, drenagem, sauna. A transpiração é uma forma de desintoxicar o corpo!

5) Otimizar os sistemas de destoxificação através da alimentação, acrescentando DIARIAMENTE alimentos para tal: alimentos integrais, raízes (cará, inhame, mandioca, batata doce), verduras, legumes, frutas, ervas aromáticas, chás diuréticos (cavalinha, chá verde, hibisco), grãos, oleaginosas, ovo caipira, peixes, azeite extra virgem, temperos naturais como alho e cebola, sementes. 

6) As brássicas (brócolis, couve-flor, couve de bruxelas, repolho, agrião, nabo, rabanete, rúcula) são excelentes para o fígado! Elas contém  compostos que modulam a biotransformação de toxinas e ajudam a eliminá-las. 

7) A água é o fator mais importante! Tem que beber muita, mas muita água mesmo! 

8) A variedade é fundamental. Nunca comer todo dia a mesma coisa. É sempre importante mudar os alimentos a cada dia, a cada semana, para que todos os nutrientes sejam fornecidos ao organismo. 

9) Cuide da sua mente. Faça uma desintoxicação mental!! Pode ser com leitura, meditação, ioga, caminhada. Qualquer coisa que traga bem estar e pensamentos bons!!! Afaste pensamentos ruins, os quais também poluem nossa saúde.

10) Colocar todos esses alimentos citados diariamente! A desintoxicação deve ocorre todos os dias! Dietas específicas devem ser realizadas somente com acompanhamento profissional. Um exemplo muito importante disto: pacientes em quimioterapia não devem fazer dieta detox, pois o medicamento utilizado para combater o câncer não pode ser eliminado, podemos até prejudicar o tratamento, já imaginou?! 

Espero ter contribuído um pouco para que possamos começar o ano nos renovando e nos desintoxicando!

Desejo de coração um ano FANTÁSTICO para todos e nos vemos no próximo post!

Um abraço! Saúde!!
















Nenhum comentário:

Postar um comentário