29 de novembro de 2013

DICAS PARA REDUZIR O ABDÔMEN

Olá Pessoal!

   O verão está aí, e dando continuidade as postagens para nos ajudar a ficar mais bonitas ou bonitos na estação mais desejada do ano, o assunto hoje é como reduzir o abdômen através da alimentação. 

     Vamos conferir as dicas:

1)     Evite bebidas com gás, elas dilatam o estômago, inclusive os refrigerantes diet e light, pois contém adoçantes que podem provocar gases. Troque por chá verde, chá branco, chá de hibisco sem conservantes ou adoçantes. São ricos em substâncias termogênicas e antioxidantes, ajudam a ativar o metabolismo, desintoxicam e desincham. Mas evite líquidos durante as refeições. Quando bebemos enquanto comemos, diluímos os ácidos digestivos e os alimentos demoram mais para serem digeridos, o que provoca inchaço.

2)    Evite doces, pães e biscoitos feitos com farinha branca. Com alto índice glicêmico, viram açúcar no sangue rapidamente, favorecendo o estoque de gordura no abdômen. Substitua-os pela versão integral. Ricos em fibras, com índice glicêmico de moderado a baixo, demoram mais tempo para ser transformados em glicose no sangue. Além disso, possuem vitaminas do complexo B, fundamentais para manter o intestino saudável.

3)    Não exagere na carne vermelha. Ela demora mais para ser digerida, ficando mais tempo no organismo e dilatando o abdômen. Prefira peixes como salmão e o atum. São fontes de ômega 3, ácido graxo que é anti-inflamatório e combate os radicais livres.

4)    Não consuma embutidos como: salsicha, linguiça, bacon, salame, mortadela, etc. São ricos em sódio, o qual aumenta a retenção de líquidos e provoca inchaço. Tome cuidado também com a quantidade de sal, pois o excesso também retém líquidos. No lugar dele, utilize temperos como gengibre, pimenta vermelha, canela e mostarda, que são termogênicos.

5)    As fibras são muito importantes para o bom funcionamento do intestino. Mas para que elas façam efeito, deve-se consumir muita água para hidratá-las, pois, caso contrário, ficam ressecadas e congestionam o intestino, aumentando a produção de gases.

6)    Evite alimentos que inflamam as células, impedindo que exerçam bem suas funções. Os principais são o leite e seus derivados, que em excesso fermentam e estufam principalmente as mulheres com intolerância á lactose. Deixe de lado também as frituras em geral, que são ricas em gordura saturada ou trans, as quais aumentam o depósito de gordura no abdômen.

7)    Consuma alimentos anti-inflamatórios como alho, cebola, amêndoas, castanhas do Pará e azeite de oliva extra virgem (gordura do bem que ajuda a diminuir o índice glicêmico dos carboidratos e são essenciais para absorção dos antioxidantes).


8)    Feijão, couve, brócolis e repolho costumam provocar gases em algumas pessoas. No caso do feijão, deixe-o de molho e troque de água várias vezes antes de cozinhá-lo para eliminar as substâncias que provocam a fermentação. E evite comer esses alimentos juntos em uma mesma refeição. 

9) Quanto mais natural for a alimentação melhor. Reduza o consumo de produtos industrializados, os quais possuem muitos conservantes, corantes, adoçantes, etc. Esses produtos químicos se acumulam no nosso corpo gerando problemas de saúde, muita retenção de líquidos e má absorção de nutrientes, dificultando inclusive o emagrecimento.
    
    E a dica mais importante de todas é: TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E EQUILIBRADA!!!! E lógico não deixe de praticar exercícios físicos. Vamos aproveitar o clima gostoso do verão para entrar em forma. 

Um abraço e até o próximo post. 


2 comentários: